UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O curso de sociologia: ementa, objetivos e conteúdos programáticos em todas as séries do ensino médio.


Ementa:

curso de sociologia visa desenvolver no estudante do ensino médio o entendimento e domínio de conceitos básicos da ciência que estuda os fenômenos sociais e a natureza gregária do ser humano a partir dos processos pelos quais os indivíduos se relacionam entre sí formando grupos, instituições e associações, e também as inter-relações entre estes grupos.
Assim, aspectos como os costumes, a ética, a linguagem, as leis, a política, a arte, a filosofia, o comportamento, a religião, divisão social do trabalho as classes, o desenvolvimento científico-tecnológico e seus impactos, a psicologia, a economia, a comunicação e a mídia, e vários outros campos da cultura serão conteúdos debatidos e estudados sistematicamente dentro da perspectiva da crítica da realidade em que vivem estes estudantes.
Tal reflexão fornecerá aos estudantes bases para que desenvolvam ferramentas de análise que, somada às desenvolvidas pelas demais disciplinas, o torne agente de seu amadurecimento no presente e em preparação para a vida adulta, quer seja em seus relacionamentos primários - a família e amigos - ou relacionamentos secundários - educação em nível superior, mundo do trabalho, comunidade e cidadania, entre outros.

1ºs anos:

Objetivo geral:


Introduzir o aluno egresso do nível fundamental de ensino no estudo da sociologia, ao mesmo tempo em que se promove o aprimoramento de sua capacidade interpretativa e argumentativa.

Objetivos específicos:

Propiciar o primeiro contato entre o aluno e os conceitos mais básicos da sociologia.
Desenvolver no aluno a capacidade de identificar tais conceitos nos processos e experiências sociais por ele vivenciados.
Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva do aluno, e seu grau de domínio e operacionalização de conceitos científicos através do exercício linguístico da argumentação, na perspectiva da transição didática do nível fundamental para o nível médio de ensino.

Conteúdo programático:

1º bimestre: introdução à sociologia - origens, importância, objetivos e finalidades; divisão das ciências sociais.
2º bimestre: antropologia - a natureza do homem, ser social; a evolução das formas de organização social.
3º bimestre: cultura e civilização - símbolos, signos, significantes e significados; a civilização ocidental-cristã.
4º bimestre: grupos sociais - comunidade, sociedade, instituições; a grande comunidade internacional.

2ºs anos:

Objetivo geral:

Introduzir o estudante egresso do primeiro ano do nível médio de ensino no estudo da política, ao mesmo tempo em que se promove o aprimoramento de sua capacidade interpretativa e argumentativa.

Objetivos específicos:

Propiciar o primeiro contato entre o aluno e os conceitos mais básicos da Ciência Política.
Desenvolver no aluno a capacidade de identificar tais conceitos a partir dos processos e experiências sócio-políticas por ele vivenciados.
Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva do aluno, e seu grau de domínio e operacionalização de conceitos científicos através do exercício linguístico da argumentação, na perspectiva do incremento de sua autonomia de opção e decisão no exercício da sua cidadania.

Conteúdo programático:

1º bimestre: Revisão dos conceitos do primeiro ano; conceitos básicos da ciência política.
2º bimestre: Ideologia; principais movimentos ideológicos contemporâneos; o Estado e as instituições.
3º bimestre: A organização social: a ética e as leis; estratos sociais; minorias e direitos civis.
4º bimestre: A conjuntura política da atualidade; o Brasil e a grande comunidade mundial.

3ºs anos:

Objetivo geral:

Proporcionar ao estudante pré-universitário um estudo reflexivo sobre os grandes temas sociológicos da atualidade, exercitando sua capacidade interpretativa e argumentativa, colaborando com a preparação pré-vestibular e ao mesmo tempo fornecendo pré-requisitos de cultura geral para o início da vida profissional.

Objetivos específicos:

Desenvolver no aluno a capacidade de identificar e debater questões pertinentes aos grandes temas sociológicos da atualidade, na medida em que percebe sua importância para o presente e futuro dos processos e experiências sociais vivenciados em sua realidade mais próxima, e também junto à grande comunidade internacional.
Exercitar práticas de estudo, documentação e expressão linguística, colaborando assim com a preparação pré-vestibular, com o desenvolvimento das bases de prosseguimento dos estudos em nível superior e também com o enriquecimento da sua cultura pessoal necessária ao início e desenvolvimento de sua trajetória profissional.

Conteúdo programático:

1º bimestre: Breve revisão dos conteúdos do segundo ano; introdução às grandes questões sociológicas da atualidade.
2º bimestre: A nova ordem mundial, as desigualdades, a questão ambiental e os conflitos mundiais.
3º bimestre: A Revolução Digital e o impacto das novas tecnologias nas relações sócio-políticas e econômicas.
4º bimestre: Síntese dos principais conteúdos da sociologia no nível médio de ensino – revisão.

6 comentários:

  1. Prof. Douglas,esse material é um norteador maravilhoso para quem vai iniciar os trabalhos com turmas do ensino médio.Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É claro que nesta virada de semestre ocorreram algumas revisões e readequações, especialmente no conteúdo programático do primeiro ano, e nos critérios de avaliação, que não aparecem aqui.

    ResponderExcluir
  3. Essa ementa me deu uma luz, pois preciso trabalhar com os três anos no Ensino Médio e a escolã ainda não tem os livros da disciplina.

    Muito Obrigado, pessoas como você constroem um país melhor.

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu material foi mto proveitoso no ano de 2009. Porém neste ano de 2010 estamos precisando de conteúdos voltado para o ensino fundamental principalmente de 6º ao 9º ano (se possível publicar)
    Muito obrigado
    Um abração

    ResponderExcluir
  5. Olá Lucyneide. Este ano não estou trabalhando com ensino médio, estou fazendo um trabalho bem diferenciado, num curso de pós-graduação onde sou auxiliar docente. Além do que ensino fundamental nunca foi minha especialidade. Assim, vou ficar devendo, mas é claro, sou grato por seus comentários. Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Professor Douglas, seu blog vai me nortear no ensino de Sociologia. É que sou formada em Letras e se estuda só um semestre de sociologia na graduação. Agora terei algumas turmas de ensino médio, no primeiro ano, estava completamente perdida sem saber por onde começar e o que estudar.
    Sua iniciativa lançou luzes no meu planejamento.

    Obrigada, muito obrigada mesmo!

    Ana Cristina Modesto.

    ResponderExcluir