UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Resumo de aula - CULTURA.

Observemos diferentes tipos de agrupamentos humanos: povos orientais, indígenas, europeus e outros. Apesar de todos serem agrupamentos humanos, seus costumes são completamente diferentes. Isso porque eles possuem CULTURAS diferentes.
Os animais repetem seus hábitos de forma exatamente igual de geração em geração. Por exemplo, os favos de uma colméia sempre foram hexagonais, desde os primeiros registros históricos da apicultura. Pássaros constroem seus ninhos da mesma forma que seus antepassados. Os leões se organizam socialmente da mesma forma de gerações em gerações.
O homem por sua vez, ao longo da sua existência experimentou diversas formas de organização social: clãs, tribos, feudos, reinados, Estado e outras. Seus instrumentos de trabalho evoluíram desde a simples pedra para martelar que servia de ferramenta facilitadora de tarefas, passando pelas máquinas rudimentares até chegar nas máquinas contemporâneas e no computador. Sua habitação já foi as cavernas, depois cabanas, barracos até chegar nos grandes arranha-céus da atualidade.
Concluimos então que esta evolução vem da capacidade que o homem tem de transpor os limites impostos pela natureza, coisa que os demais animais não conseguem fazer. E é justamente esta capacidade evolutiva do Homem que faz da CULTURA o fruto imediato de suas ações.
Para evoluir daquele ser primata nem totalmente homem, nem totalmente macaco, passando por estágios onde seu andar ereto e sua habilidade manual sempre demonstraram evolução até chegar no homo sapiens, bilhões de anos transcorreram para a espécie humana. No entanto, se tomarmos o exemplo da evolução das máquinas voadoras, desde os balões dirigíveis (zepellins) até os modernos aviões e ônibus espaciais há menos de um século de diferença.
Concluímos que a evolução cultural é muito mais acelerada que a evolução biológica.
Uma cultura se expressa por meio de SÍMBOLOS, VALORES, CONCEITOS E ATITUDES.
Diferentes culturas apresentam diferentes LINGUAGENS.
Assim, temos ao longo da história culturas que foram consideradas fortes, dominantes e outras culturas que enfraqueceram e desapareceram, como é o exemplo da cultura ocidental-cristã que dominou e fez com que as culturas indígenas das Américas desaparecessem.
As diferentes culturas quando obrigadas a conviver não raro apresentam rivalidades entre si, as quais desembocam em atitudes discriminatórias, tal como a xenofobia, atitude de perseguição e repulsa a pessoas de outras culturas, como é o caso dos latino-americanos e africanos em certas localidades da Europa, ou ainda a situação dos nordestinos em São Paulo.
Assim surge uma pergunta: há critério universalmente válido para se classificar uma cultura como inferior ou superior? Talvez não.
Uma mesma cultura pode apresentar diversas outras expressões mais particulares, as subculturas. Por exemplo, a cultura brasileira apresenta diferenças regionais, como o hábito de beber o chimarrão pelos gaúchos, o estilo musical forró dos nordestinos, o futebol e samba dos cariocas, a pizza dos paulistanos.
Há ainda as expressões de contracultura, como foi o caso dos rebeldes hippies nos Estados Unidos da década de 60, ou ainda os punks surgidos anos depois na Inglaterra.
As diferentes classes sociais também apresentam uma cultura muito peculiar ao comportamento expresso em seus grupos. Por exemplo, famílias de alto poder aquisitivo podem se reunir para beber e comer juntas, mas com certeza seu comportamento e atitudes vão ser completamente diferentes de pessoas de baixo poder aquisitivo exercendo a mesma atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário