UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



sábado, 28 de fevereiro de 2009

O BIG BROTHER ESTÁ VIGIANDO VOCÊ!

Cena do filme "1984", baseado na obra homônima de George Orwell, a qual está sendo estudada pelas turmas dos segundos anos. Nesta obra Orwell faz uma crítica ao Estado totalitário, específicamente ao período stalinista na extinta União Soviética.
O livro nos mostra um mundo onde todos seriam vigiados pelo Estado 24 horas por dia, sete dias por semana. Todos os nossos movimentos, atos e palavras eram vigiados e controlados pelo grande governante, o Big Brother... e provavelmente, até nossos pensamentos.
Se você percebe alguma semelhança com o reality show da Rede Globo, não é mera coincidência: o programa foi mesmo inspirado a partir da idéia do livro, apesar de ter um enfoque muito diferente.

CONFIRAM AQUI OS TEXTOS INTEGRAIS E QUESTÕES DO ESTUDO EM GRUPO.

Seguem abaixo os textos e as questões que vocês estarão trabalhando nesta semana de 02 a 06 de março. Há uma postagem no dia 17.02 onde há maiores detalhes de como você deve estudar para esta atividade: conteúdos, capítulos das leituras obrigatórias etc..
Caso queiram adiantar a leitura e reflexão indo para a sala de aula já com idéias esboçadas, com certeza terão um resultado final melhor, mas lembrem-se: o trabalho deve ser fruto de uma atividade grupal, portanto, a versão final a ser entregue deverá ser posterior ao trabalho em grupo, que deve ser feito em sala de aula.
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Sucesso!
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PRIMEIROS ANOS
O conceito sociológico de cultura.
O conceito de cultura, tal como o de sociedade, é uma das noções mais amplamente usadas em Sociologia. A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam. Os valores são ideias abstratas, enquanto as normas são princípios definidos ou regras que se espera que o povo cumpra. As normas representam o «permitido» e o «proibido» da vida social. Assim, a monogamia – ser fiel a um único parceiro matrimonial – é um valor proeminente na maioria das sociedades ocidentais. Em muitas outras culturas, uma pessoa é autorizada a ter várias esposas ou esposos simultaneamente. As normas de comportamento no casamento incluem, por exemplo, como se espera que os esposos se comportem com os seus parentes por afinidade. Em algumas sociedades, o marido ou a mulher devem estabelecer uma relação próxima com os seus parentes por afinidade; noutras, espera-se que se mantenham nítidas distâncias entre eles.
Quando usamos o termo, na conversa quotidiana comum, pensamos muitas vezes na «cultura» como equivalente às «coisas mais elevadas do espírito» – arte, literatura, música e pintura. Os sociólogos incluem no conceito estas atividades, mas também muito mais. A cultura refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos dessa sociedade. Inclui a forma como se vestem, os costumes de casamento e de vida familiar, as formas de trabalho, as cerimonias religiosas e as ocupações dos tempos livres. Abrange também os bens que criam e que se tornam portadores de sentido para eles – arcos e flechas, arados, fábricas e máquinas, computadores, livros, habitações.
A «cultura» pode ser distinguida conceitualmente da «sociedade», mas há conexões muito estreitas entre estas noções. Uma sociedade é um sistema de inter-relações que ligam os indivíduos em conjunto. Nenhuma cultura pode existir sem uma sociedade. Mas, igualmente, nenhuma sociedade existe sem cultura. Sem cultura, não seríamos de modo algum «humanos», no sentido em que normalmente usamos este termo. Não teríamos uma língua em que nos expressássemos, nem o sentido da autoconsciência, e a nossa capacidade de pensar ou raciocinar seria severamente limitada [...]. -- A Giddens – Sociologia, FCG, pp.46-47.

QUESTÕES:
1 – Um dos valores proeminentes em nossa cultura é o da honestidade. Porém, não raro, políticos corruptos, mesmo após a comprovação de denúncias permanecem impunes, e mais que isso: continuam recebendo votos e ocupando cargos eletivos. No entender do grupo, por que ocorre este fenômeno social?
2 – Conforme foi trabalhado nas aulas, a cultura também compreende subculturas. No caso do Brasil, as subculturas se manifestam conforme as regiões do país. Escolham duas manifestações de subcultura presentes na cultura brasileira, e analisem suas diferenças e semelhanças.
3 – O texto fala que existe uma diferença entre valores e normas, sendo os valores idéias abstratas. Já as normas são regras que se espera que o povo cumpra. Identifique na cultura do Colégio Anchieta um valor e uma norma que deriva deste valor.
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Sobre o livro “A Revolução dos Bichos”
O livro começa narrando uma assembléia dos bichos de uma fazenda, onde o mais sábio dos porcos faz um discurso onde convida os demais a conscientizarem-se de que o Homem é um animal nocivo e dependente da exploração do trabalho que impõe aos demais bichos, e que eles deveriam se unir e acabar com este sistema social de exploração, acabando com a dominação humana, substituindo-a por um governo comandado pelos bichos.
Dias depois o fazendeiro Jones entrega-se a uma bebedeira. Alcoolizado, recai em sono profundo e despreza a necessidade de alimentação dos bichos da fazenda. Movidos pelas idéias que estavam debatendo desde a assembléia, eles se revoltam e acabam por expulsar todos os humanos, instalando então um governo dos bichos – a revolução.
Na verdade, o livro é uma metáfora que George Orwell criou para expor de modo didático a sua visão sobre um dos episódios mais marcantes da história da humanidade: a Revolução Russa, ocorrida no ano de 1917, a qual pela primeira vez aplicou na prática as idéias de Karl Marx, filósofo, sociólogo e economista alemão que viveu no século XIX, considerado um dos pais do socialismo científico, representado na história pelo porco Major; ainda há quem associe Major a Lenin, o líder da revolução.
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Questões:
4) “Muito mais ainda lutaram os porcos para neutralizar as mentiras espalhadas por Moisés, o corvo doméstico. Moisés, bicho de estimação do Jones, era um espião linguarudo, mas também hábil na conversa. Afirmava a existência de uma região misteriosa, “A Montanha de Açucar”, para onde iam os animais após a morte. Esta montanha estava situada em algum lugar do céu, pouco acima das nuvens, segundo dizia Moisés. Na montanha de Açucar os sete dias da semana eram domingo, o campo floria o ano inteiro, e cresciam torrões de açúcar bolos de linhaça nas sebes. Os animais detestavam Moisés porque viva contando histórias e não trabalhava, porém alguns acreditavam na Montanha de Açucar e os porcos tiveram grande trabalho para convence-los que tal lugar não existia”.
Expliquem qual instituição social e quais idéias são simbolizadas pelo corvo Moises e a história da Montanha de Açucar:

5 ) O final do capítulo II fala do leite excedente produzido pelas vacas que ficou sob a responsabilidade dos porcos, mas o mesmo desapareceu sem maiores explicações. O que o grupo entende sobre esta passagem do livro? Faça a correspondência desta metáfora com os fatos da vida real.
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SEGUNDOS ANOS
O que é poder?
O poder deve ser analisado sob múltiplos aspectos, porque em vários tipos de relações sociais ele está presente. Assim, uma resposta à questão “o que é poder” deve levar em consideração seu aspecto relacional. Quando um chefe, no local de trabalho, dá uma ordem, ele se vale de seu poder. Quando uma mãe ordena que seu filho retorne para casa às dez horas, ela se vale de seu poder. Quando um político cria uma lei, usa o poder que a sociedade deu a ele. Enfim, o poder tem variados aspectos na vida social, que não podem ser analisados de maneira isolada.
Mas nem todo poder é permitido em uma sociedade. O assaltante não tem permissão para andar armado e roubar as pessoas. Entretanto, o chefe do trabalho tem um poder legítimo. Da mesma maneira, um político pode usar seu poder para criar leis, mas não pode usá-lo para roubar o dinheiro público. Essa permissão para o uso do poder é compreendida pela sociologia pelo conceito de legitimidade. A legitimidade é o uso do poder dentro de uma ordem social, conforme a procedência em relação à lei e aos valores.
No entanto é na política que essa legitimidade é definida. A política é a definição de todos os procedimentos mediante os quais o poder pode ser utilizado na sociedade, tendo em vista o bem comum. A proibição do assalto passa pela política, bem como a permissão do poder do chefe no local de trabalho. É na política que a permissão para o uso do poder e seus limites são definidos.
Nas sociedades modernas, o Estado é a instituição social que monopoliza o poder e expressa as relações políticas.
Gilberto Dimenstein
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QUESTÕES:
1 – Escrevam, com as suas próprias palavras, aquilo o que o grupo define como sendo o PODER. Fiquem à vontade para dar exemplos e fazer correspondências entre fatos da vida real.
2 – Conforme foi trabalhado nas aulas, o Estado moderno se sustenta através da divisão entre os três poderes: legislativo, que cria as leis, executivo, que põe as leis em prática e judiciário, que julga a prática das leis. Comentem sobre a importância desta divisão, falando por que é tão importante que o poder seja dividido entre três “departamentos”.
3 – (...) é na política que essa legitimidade é definida. A política é a definição de todos os procedimentos mediante os quais o poder pode ser utilizado na sociedade, tendo em vista o bem comum (...). Façam um comentário sobre a importância do cumprimento do contrato pedagógico para que todos sejam beneficiados no processo educacional proposto pelo Colégio Anchieta.
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Sobre o livro “1984”
Assim como em “A Revolução dos Bichos”, em 1984 Orwell não economiza metáforas críticas aos rumos que a revolução socialista tomou na extinta União Soviética, mais particularmente à sangrenta ditadura de Joseph Stalin.
O livro foi escrito no ano de 1948, e seu título nada mais é que a inversão dos dois algarismos finais. Ele fala de como é terrível o cotidiano numa sociedade totalitária, isto é, uma sociedade administrada por um governo centralizador e que não admite nenhum tipo de discordância por mínima que seja. O personagem central é Winston Smith, um homem solitário e inconformado em viver num mundo onde em todo e qualquer lugar que você estivesse haveriam microfones, câmeras e informantes do governo analisando por 24 horas cada um de seus movimentos para agir imediatamente diante do mínimo sinal de insubordinação, prontos a fazer valer a vontade do Grande Irmão, ou Big Brother em inglês.
Se você está percebendo uma semelhança com o reality show que é sucesso da Rede Globo, não é mera coincidência. O programa foi mesmo inspirado nesta idéia do livro, apesar do enfoque completamente distinto.
O Big Brother é um personagem duplamente metafórico; não somente personaliza o ditador Joseph Stalin como também representa o Estado totalitário propriamente dito. Emmanuel Goldenstein, personagem frisado como o maior inimigo do Grande Irmão é uma alusão direta a Lev Davidovich Bernstein, ou simplesmente Trotsky, o principal dissidente do regime stalinista, morto em seu exílio no México no ano de 1940 a mando de Stalin.
Uma das questões futuristas mais marcantes no livro é a da chamada teletela – em 1948 a televisão ainda não existia como meio de comunicação de massa, mas Orwell já previa que haveria 36 anos depois, no ano de 1984, um aparelho de som e imagem dentro de cada lar, através do qual o poder político exerceria forte influencia sobre a vida das pessoas – o que realmente se confirmou.
Já se passaram 25 anos de 1984, e 61 do ano em que o livro foi escrito. Cinco anos depois de 1984, o regime soviético iria cair e todos os regimes totalitários da Europa Oriental alinhados com o a União Sovietica também faliram – fato histórico marcado pela queda do Muro de Berlim.
Com certeza, 1984, juntamente com A Revolução dos Bichos foram o alerta de Orwell ao mundo ocidental sobre o perigo que representava um regime pseudosocialista imposto ditatorial e repressivamente, que se autointitulava “representante do povo”, o qual desvirtuou os ideais do socialismo.

Questões:
4 - Winston deixou cair os braços e lentamente tornou a encher os pulmões de ar. Seu espírito mergulhou no mundo labiríntico do duplipensar. Saber e não saber, ter consciência de completa veracidade ao exprimir mentiras cuidadosamente arquitetadas, defender simultaneamente duas opiniões opostas, sabendo-as contraditórias e ainda assim acreditando em ambas; usar a lógica contra a lógica, repudiar a moralidade em nome da moralidade, crer na impossibilidade da democracia e que o Partido era o guardião da democracia; esquecer tudo quanto fosse necessário esquecer, trazê-lo à memória prontamente no momento preciso, e depois torná-lo a esquecer; e acima de tudo, aplicar o próprio processo ao processo. Essa era a sutileza derradeira: induzir conscientemente a inconsciência, e então, tornar-se
inconsciente do ato de hipnose que se acabava de realizar. Até para compreender a palavra "duplipensar" era necessário usar o duplipensar.
O que seria o “duplipensar”?. Estabeleçam relações com a realidade cotidiana.
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5 - Façam um comentário sobre o lema do Grande Irmão: GUERRA É PAZ, LIBERDADE É ESCRAVIDÃO, IGNORÂNCIA É FORÇA, estabelecendo correspondências com a questão da construção da democracia que foi trabalhada nas aulas.
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TERCEIROS ANOS.
Conversando sobre o cenário mundial na atualidade.
Onze de setembro de 2001 – o mundo jamais irá esquecer da tragédia das Torres Gêmeas de Nova Iorque.
Os grandes fatos simbolizam mudanças das fases na história da humanidade, como foi a queda do Império Romano na antiguidade, como foi a Revolução Francesa, como foi a bomba de Hiroshima, como foi a queda do Muro de Berlim, entre outros.
Assim, a tragédia das Torres Gêmeas, podemos dizer, foi um marco que estabeleceu uma nova conjuntura de relações no mundo atual, que se apresenta segundo as seguintes questões:
- A questão da nova ordem mundial: substituição da tensão bipolar entre Estados Unidos e União Soviética por uma situação de concorrência multipolar entre diversos blocos econômicos, especialmente o bloco da América do Norte, o NAFTA, a União Européia, o MERCOSUL e a APEC, que congrega potências econômicas do Pacífico, entre elas Japão, Nova Zelândia e Austrália; faz parte deste assunto também a questão das potências emergentes, o BRIC – Brasil, Russia, India e China, a questão da miséria no mundo, especialmente a estagnação da Africa, os conflitos no Oriente Médio e a questão ambiental.
- A questão das minorias: a popularização da pílula anticoncepcional e de outros métodos contraceptivos impulsionou a emancipação da mulher no mundo ocidental, assim como o advento da AIDS determinou mudanças radicais no comportamento social, entre eles a organização dos homossexuais que os impulsionou em busca de seus direitos. Os negros tiveram recentemente um grande triunfo em sua luta contra a discriminação com a eleição de Barak Obama.
- A Revolução Digital: o advento e popularização da informática e da internet tem tido profunda influencia sobre o comportamento social, sobre a política e sobre a economia, com significativas mudanças nas questões do poder e da comunicação.
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QUESTÕES:
1 – Comentem como os fatos da atualidade exercem influência sobre a vida, sobre a rotina diária de vocês.
2 – Durante as aulas muito se comentou sobre as questões do equilíbrio do poder no Estado. Comentem como o grupo observa o Estado brasileiro na atualidade, seus principais problemas, suas principais qualidades.
3 – Vocês enxergam a presença das minorias sociais entre os alunos do Anchieta? Comentem sobre a questão de estudantes negros, nordestinos e descendentes, pobres, obesos, estrangeiros, deficientes físicos e mentais, e mesmo sobre a questão do homossexualismo entre os estudantes do Colégio Anchieta.
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Sobre o livro “O Lobo da Estepe”
O Lobo da Estepe foi escrito na Alemanha, no ano de 1927. A Europa estava saindo da Primeira Guerra Mundial, resquício de conflitos malresolvidos das disputas nacionalistas e territoriais remanescentes dos rancores e rivalidades dos tempos feudais, isso sem contar que o choque socialista da Revolução Russa era um fantasma um tanto que assustador para o estilo de vida europeu, denotadamente burgues. O capitalismo ainda não havia assumido seu formato mais dinâmico, e sua fragilidade imatura ia demonstrar seu ápice na grande recessão dos anos de 1929 e 1930. A Europa buscava um sentido para sua existência decadente, perante o crescimento dos Estados Unidos, já que com isso ela deixava de ser o centro do mundo ocidental.
Naqueles tempos as mulheres já nasciam com o futuro definido para serem boas donas de casa, dedicadas esposas e mães prestimosas; para elas, sonhar além disso era imoral. Nas escolas, as crianças eram separadas em classes masculinas e femininas, disciplinadas com castigos físicos, e para os homens, sair às ruas sem o terno e a gravata, mesmo que simplesmente para ir até a padaria era um ato de desleixo e indisciplina.
Foi nesta sociedade que Hermann Hesse criou seu Lobo da Estepe servindo-se do legado do seu conterrâneo, o filósofo Nietzsche, para quem o sentido da existência humana não estaria na utopia socialista de uma sociedade sem classes sociais, nem no sonho burgues capitalista onde todo bom trabalhador teria seus esforços materialmente recompensados. A razão seria insuficiente para explicar as grandes questões da existência humana, e o homem não seria um valor supremo a ser defendido. O sentido da existência estava no assumir a natural e inevitável disputa contra nosso maior inimigo: o ser humano que existia dentro de cada um de nós e o ser humano que existia no nosso próximo, ambos nos atormentando perenemente com suas imperfeições e insatisfações – a felicidade... seria então, possível?
O Lobo da Estepe nos mostra a crise de Harry Haller, um intelectual de cinquenta anos de idade, dado ao álcool e às drogas que odiava a entediante existencia na sociedade regida por principios burgueses onde cada pessoa o irritava profundamente, e odiava esta sociedade principalmente porque ele mesmo não conseguia libertar-se dela, até encontrar amigos que o levaram a conhecer novos prazeres e descobertas na transgressão das regras, transgressão tolerada e mesmo criada e alimentada pela sociedade burguesa – a contradição.
Será que as reflexões de Hermann Hesse, a despeito de terem sido escritas há mais de 80 anos, antes ainda da Segunda Guerra, do movimento Hippie, da Revolução Sexual, do advento da televisão e do computador, seriam simplesmente uma preocupação de um homem do passado, ou ela ainda pode nos mostrar questões malresolvidas da sociedade atual?
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Questões:
4) Harry Haller era um homem que simplesmente odiava tudo aquilo o que o mundo chama de felicidade, de alegria. A geração atual, à qual nós pertencemos, define como felicidade o sucesso, compreendido por uma tripla satisfação: material/financeira, sexual/afetiva e saúde; em outras palavras: livre e seguro para realizar sonhos de consumo, amado e desejado, com vida longa e repleta de vitalidade para usufruir destes prazeres o máximo que puder.
Mais de oitenta anos depois de O Lobo da Estepe ter sido escrito, será que se pode afirmar que nosso conceito de felicidade é diferente do conceito de felicidade daqueles tempos? Comentem.

5) Reflitam e relatem a opinião do grupo sobre o que haveria de tão especial no TEATRO MÁGICO – SÓ PARA LOUCOS que atraiu a atenção de Harry Haller.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ATENÇÃO ALUNO - confira as datas e conteúdos dos trabalhos em grupo.

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Aluno, não deixe de conferir nas postagens abaixo a data em que sua classe vai fazer o estudo em grupo valendo nota, juntamente com os conteúdos que você deve estudar.

CENAS ANCHIETANAS.


Professores do ensino médio em confraternização no encerramento do ano letivo em dezembro de 2008.

Resumo de Aula - POLÍTICA.

Política é uma palavra grega. A palavra grega polis significa cidade. Político, significa cidadão, e então, política, cidadania.
Na Grécia desenvolveram-se as raízes culturais da nossa civilização, e entre estas raízes, o modelo de organização política e social. Na democracia grega, aproximadamente 300 anos antes de Cristo, os cidadãos se reuniam na praça central da cidade, chamada de ágora, para decidirem os rumos da administração pública através de debates e votações.
É claro que nas proporções das nossas cidades e países atuais é impossível nos dias de hoje governar como na Grécia Antiga, através da democracia direta. Então, governamos através de nossos representantes eleitos.
Aristóteles, um dos principais sábios de nossa cultura que viveu na Grécia democrática, ao estudar a natureza humana classificou-nos como zoon politicon, ou seja, animais políticos.
Então, a CIÊNCIA POLÍTICA fez deste processo social, o processo das relações de PODER, seu objeto de estudo.
Alguns chamam a política de jogo. E talvez ela seja mesmo, uma atividade que exige estratégia, planejamento, conhecimento dos movimentos possíveis e assim por diante. O famoso jogo de Xadrez pode ser visto como uma metáfora da política.
O jogo ocorre segundo regras pré-determinadas, e vencerá aquele que tiver maior domínio das técnicas e maior habilidade em lidar com as estratégias, assim como é na política real. Além disso, cada uma das peças representa um segmento ou instituição social: a rainha, a mais poderosa das peças, representa a nação em si, enquanto o rei representa o governo; a cruz sobre a coroa do rei denuncia a cultura de nossa civilização, a ocidental-cristã. Assim como o rei do xadrez deve ser o governo: dar passos cautelosamente curtos e planejados, obtendo apoio e proteção de todas as demais peças – os segmentos sociais. Os bispos, como não poderiam deixar de ser, representam o clero e seu movimento diagonal mostra que um governo jamais pode ignorar o poder religioso que sempre entrecruza as ações políticas. Os cavalos possuem força e agilidade para saltar sobre todas as demais peças em defesa de sua nação – as forças militares. Já as torres, que antigamente abrigavam as bibliotecas nos castelos e mosteiros, representam a cultura e o conhecimento, a intelectualidade que sempre está na retaguarda das ações políticas, vigilantes, por isso ocupam as extremidades do tabuleiro e se deslocam em ângulos retos – fechando o quadrado que representa o poder. Os peões por sua vez são as peças mais simples e de movimentos mais limitados, porém mais numerosas e são utilizadas para se provocar e induzir o adversário a mostrar as suas estratégias – a massa popular manipulada pelo poder político. Os segmentos sociais, quanto mais poderosos, mais próximos ao rei se posicionam, e quanto menos poderosos, mais distantes, o que denuncia também a divisão da sociedade em classes. Todos estes segmentos têm peso e função determinada no jogo, e a ausência de um deles vai gradativamente enfraquecendo a força política em contenda, até que a sobreposição de uma sobre outra se dá com a derradeira derrubada do rei – xeque-mate, fim do governo.
Enfim, a gestão do poder, ou seja, a arte de governar, pode-se resumir a uma questão: como tomar as decisões que sejam as melhores para todos? Como conciliar os mais diversos interesses?
OLIGARQUIA é um dos conceitos mais importantes para se entender a política. Uma oligarquia consiste num determinado grupo que representa segmentos poderosos da sociedade, organizados para exercer maior influência possível sobre as decisões políticas, forçando a balança a pender em favor de seus interesses. Exemplos de oligarquias são as organizações que reúnem proprietários rurais, industriais, banqueiros, clero, sindicalistas entre outras.
ESTADO (com E maiúsculo) é um conceito dos mais importantes para a compreensão da ciência política. Consiste num conjunto de instituições permanentes através das quais o governo exerce o poder. As repartições públicas especializadas em como a educação, a gestão econômica, a produção de energia, saúde etc. são exemplos de instituições estatais.
Para que haja equilíbrio de decisões entre as diversas forças que compõe o Estado instituiu-se depois da Revolução Francesa a divisão do poder em três segmentos. O poder legislativo escreve as leis, o judiciário as aplica através de julgamentos e o executivo zela para que administrativamente estas leis funcionem. Caso ocorram abusos ou omissões em qualquer desses poderes, qualquer um dos demais pode interferir e impor punições, exigindo responsabilidade.
No Estado monárquico o rei acumulava os três poderes, e entendeu-se que esta situação não gerava uma organização social participativa que atendesse da melhor forma possível a conciliação de interesses diversos. Por isso, este tipo de Estado caiu em desuso, e quando nos dias de hoje algo assim ocorre – um grupo ou pessoa acumulando os três poderes – temos aquilo que se chama de ditadura.
Na política ocorre um fenômeno chamado de IDEOLOGIA, que vem a ser a efetivação de um determinado conjunto de idéias, valores e imagens que atravessam todas as relações sociais impondo-se como padrão, determinando decisões, comportamentos e critérios de decisão.
A ideologia mais influente na política brasileira é a liberal-burguesa. Em países como Cuba, China e Coréia do Norte é a socialista.
O Estado brasileiro é um Estado democrático, onde ocorrem eleições diretas para todos os principais cargos executivos e legislativos. A democracia só se aperfeiçoa com a prática. Um povo que pratica a democracia vai, com o tempo, acumulando experiências positivas e negativas, e com isso vai gradativamente educando-se para bem usar o poder do voto, evitando assim que aproveitadores se façam passar por amigos do povo para usufruir do poder em favor próprio ou de grupos e oligarquias que os sustentam.
Aperfeiçoar a democracia buscando progresso e evolução pode custar a uma sociedade décadas ou mesmo séculos de aprendizado, como o tem sido para o povo brasileiro que retomou a construção da democracia com o fim do regime militar na década de 80.

Resumo de aula - CULTURA.

Observemos diferentes tipos de agrupamentos humanos: povos orientais, indígenas, europeus e outros. Apesar de todos serem agrupamentos humanos, seus costumes são completamente diferentes. Isso porque eles possuem CULTURAS diferentes.
Os animais repetem seus hábitos de forma exatamente igual de geração em geração. Por exemplo, os favos de uma colméia sempre foram hexagonais, desde os primeiros registros históricos da apicultura. Pássaros constroem seus ninhos da mesma forma que seus antepassados. Os leões se organizam socialmente da mesma forma de gerações em gerações.
O homem por sua vez, ao longo da sua existência experimentou diversas formas de organização social: clãs, tribos, feudos, reinados, Estado e outras. Seus instrumentos de trabalho evoluíram desde a simples pedra para martelar que servia de ferramenta facilitadora de tarefas, passando pelas máquinas rudimentares até chegar nas máquinas contemporâneas e no computador. Sua habitação já foi as cavernas, depois cabanas, barracos até chegar nos grandes arranha-céus da atualidade.
Concluimos então que esta evolução vem da capacidade que o homem tem de transpor os limites impostos pela natureza, coisa que os demais animais não conseguem fazer. E é justamente esta capacidade evolutiva do Homem que faz da CULTURA o fruto imediato de suas ações.
Para evoluir daquele ser primata nem totalmente homem, nem totalmente macaco, passando por estágios onde seu andar ereto e sua habilidade manual sempre demonstraram evolução até chegar no homo sapiens, bilhões de anos transcorreram para a espécie humana. No entanto, se tomarmos o exemplo da evolução das máquinas voadoras, desde os balões dirigíveis (zepellins) até os modernos aviões e ônibus espaciais há menos de um século de diferença.
Concluímos que a evolução cultural é muito mais acelerada que a evolução biológica.
Uma cultura se expressa por meio de SÍMBOLOS, VALORES, CONCEITOS E ATITUDES.
Diferentes culturas apresentam diferentes LINGUAGENS.
Assim, temos ao longo da história culturas que foram consideradas fortes, dominantes e outras culturas que enfraqueceram e desapareceram, como é o exemplo da cultura ocidental-cristã que dominou e fez com que as culturas indígenas das Américas desaparecessem.
As diferentes culturas quando obrigadas a conviver não raro apresentam rivalidades entre si, as quais desembocam em atitudes discriminatórias, tal como a xenofobia, atitude de perseguição e repulsa a pessoas de outras culturas, como é o caso dos latino-americanos e africanos em certas localidades da Europa, ou ainda a situação dos nordestinos em São Paulo.
Assim surge uma pergunta: há critério universalmente válido para se classificar uma cultura como inferior ou superior? Talvez não.
Uma mesma cultura pode apresentar diversas outras expressões mais particulares, as subculturas. Por exemplo, a cultura brasileira apresenta diferenças regionais, como o hábito de beber o chimarrão pelos gaúchos, o estilo musical forró dos nordestinos, o futebol e samba dos cariocas, a pizza dos paulistanos.
Há ainda as expressões de contracultura, como foi o caso dos rebeldes hippies nos Estados Unidos da década de 60, ou ainda os punks surgidos anos depois na Inglaterra.
As diferentes classes sociais também apresentam uma cultura muito peculiar ao comportamento expresso em seus grupos. Por exemplo, famílias de alto poder aquisitivo podem se reunir para beber e comer juntas, mas com certeza seu comportamento e atitudes vão ser completamente diferentes de pessoas de baixo poder aquisitivo exercendo a mesma atividade.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

AGENDAMENTO DA ATIVIDADE DE ESTUDO EM GRUPO - 1º BIMESTRE.

Atenção para as datas em que você aluno do diurno e do noturno não deve faltar, pois estará realizando uma atividade valendo nota:
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Segunda-feira, 02 (dois) de março de 2009:
  • 3 EMC B
  • 3 EMC D
  • 3 EM B
  • 1 EM A
  • 1 EMnA
Terça-feira, 03 (três) de março de 2009:
  • 3 EMC C
  • 3 EMC A
  • 2 EM B
  • 2 EM A
Sexta-feira, 06 (seis) de março de 2009:
  • 3 EM C
  • 3 EM A
  • 2 EMn A
  • 3 EMn A
  • 3 EMn B
Procedimentos:
  • A atividade vai ocorrer durante o horário regular da aula.
  • Compreenderá exercícios de análise de texto e questões dissertativas.
  • O grupo deve ser composto de no mínimo 4 (quatro) e no máximo 6 (seis) alunos, não mais que isso.
Conteúdos:
  • 1ºs anos: aula de introdução à sociologia, aula cultura e capítulos I e II do livro "A Revolução dos Bichos" de George Orwell.
  • 2ºs anos: aula de introdução à sociologia, aula política e capítulos I, II, III e IV do livro "1984" de George Orwell.
  • 3ºs anos: aula de introdução à sociologia, aula política e até a página 35 do livro "O Lobo da Estepe" de Hermann Hesse (considerando a paginação da edição digitalizada).

Os livros e as aulas, como vocês bem sabem, estão à disposição para download neste blog. Caso haja problemas, mandem um e-mail para kafenacoca@yahoo.com.br que os arquivos serão enviados via e-mail.

Bons estudos! Aproveitem o carnaval.

Obtenha as aulas digitalizadas em Power Point.

Caro aluno, eu estava tentando enviar as aulas digitalizadas via e-mail para os e-mails gerais de cada classe, porém, os arquivos são relativamente grandes e a maioria das tentativas de envio foram rejeitadas pelos servidores.
Assim, disponibilizei links para download no menu ao lado.
Peço somente a ética de não comercializar as aulas e, se divulgar, fazê-lo preservando os créditos de autoria.

Sucesso!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

CENAS ANCHIETANAS.

Galera na Feira de Ciências do Anchieta em 2008, na exposição com o tema "Fotografia".

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA - resumo da aula da semana passada.

Esta semana foi desenvolvida uma aula introdutória, a qual apliquei em todas as séries. Para as turmas dos primeiros anos, veio a novidade com a definição da Sociologia, conceitos básicos, divisões e objetivos. Para os segundos e terceiros anos, foi a oportunidade para refrescar a memória com a revisão e retomar o ritmo de estudo.
Algumas classes já forneceram seu e-mail geral; se você quiser a aula em versão digitalizada em Power Point para estudar em casa, basta enviar um e-mail para kafenacoca@yahoo.com.br que ela será enviada.
Só peço sua atitude ética de que, se for divulgar a aula, não a comercialize e mantenha os créditos originais.
Sucesso!
Segue resumo da aula em tópicos:
1 - O Homem possui natureza gregária, isto é, um de seus instintos mais básicos é a necessidade da convivência social.
Não existe a possibilidade de um indivíduo viver em isolamento total e absoluto. Já foi comprovado que pessoas privadas do convívio social em poucos meses podem sofrer danos mentais irreversíveis; não raro podem atingir estado de loucura total ou ainda perderem a vida através de auto-flagelamento - isso comprova que o nosso instinto gregário é tão forte quanto o instinto sexual ou o instinto de sobrevivência.
2 - A Sociologia existe justamente para estudar a nossa natureza gregária, e vai além: estuda também os processos nos quais a convivência social acontece.
3 - A Sociologia (ou as Ciências Sociais) subdivide-se em quatro áreas básicas:
- A Sociologia propriamente dita, que estuda os grupos sociais: sua formação, sua presença e ação dentro da sociedade etc.
- A Economia, que estuda as relações sociais de produção e consumo.
- A Antropologia, que estuda as múltiplas culturas criadas e desenvolvidas pelos mais variados grupos humanos.
- A Ciência Política, que estuda as relações de PODER dentro da sociedade.
4 - Desde a antiguidade sempre houveram estudiosos dedicados ao estudos dos processos sociais. Por exemplo, 300 anos antes de Cristo Platão escreveu "A República"; na Idade Média, Agostinho escreveu "A Cidade de Deus"; na idade moderna, ocorreu um verdadeiro boom de estudiosos da sociologia: Maquiavel, Thomas More, Thomas Hobbes, Francis Bacon, Erasmo de Roterdã entre outros, e finalmente na idade contemporânea tivemos a conceituação da Sociologia como ciência propriamente dita.
5 - Augusto Comte, francês do século XIX é considerado o Pai da Sociologia, mas foi outro francês, Émile Durkhein que formalizou o método sociológico, consagrando a Sociologia como ciência no sentido próprio da palavra. Outros sociólogos clássicos da contemporaneidade são Max Weber e Karl Marx.
6 - A Sociologia no Brasil tem diversos estudiosos de renome internacional, entre eles: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os ex-ministro Florestan Fernandes, o escritor Euclides da Cunha, Sérgio Buarque de Holanda (pai do cantor Chico Buarque), e o ex-deputado Darcy Ribeiro, entre outros.
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PRONTO! - O DOWNLOAD DOS LIVROS OBRIGATÓRIOS ESTÁ REGULARIZADO.

Olá alunos - recebi no final da semana passada alguns e-mails de alunos reclamando de problemas no download dos livros obrigatórios. As reclamações eram pertinentes.
Adotei um novo hosting para os downloads o qual, apesar de ser um pouco mais complicado, oferece uso ilimitado dos downloads.
Agora, é só ir aí no menu ao lado, clicar no link e baixar seu livro obrigatório. Se tiver dificuldade, pouco antes seguem as instruções.
Se ainda assim surgir algum problema, comuniquem imediatamente.

Sucesso!

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Livros obrigatórios - problemas com o download.

Caros alunos
Descobri neste final de semana que o hosting que eu utilizei para disponibilizar os livros obrigatórios para download operam com um limite máximo de 10 downloads.
Estou procurando resolver este problema e quão logo os livros estiverem disponíveis novamente você será comunicado.

Sucesso!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O curso de sociologia: ementa, objetivos e conteúdos programáticos em todas as séries do ensino médio.


Ementa:

curso de sociologia visa desenvolver no estudante do ensino médio o entendimento e domínio de conceitos básicos da ciência que estuda os fenômenos sociais e a natureza gregária do ser humano a partir dos processos pelos quais os indivíduos se relacionam entre sí formando grupos, instituições e associações, e também as inter-relações entre estes grupos.
Assim, aspectos como os costumes, a ética, a linguagem, as leis, a política, a arte, a filosofia, o comportamento, a religião, divisão social do trabalho as classes, o desenvolvimento científico-tecnológico e seus impactos, a psicologia, a economia, a comunicação e a mídia, e vários outros campos da cultura serão conteúdos debatidos e estudados sistematicamente dentro da perspectiva da crítica da realidade em que vivem estes estudantes.
Tal reflexão fornecerá aos estudantes bases para que desenvolvam ferramentas de análise que, somada às desenvolvidas pelas demais disciplinas, o torne agente de seu amadurecimento no presente e em preparação para a vida adulta, quer seja em seus relacionamentos primários - a família e amigos - ou relacionamentos secundários - educação em nível superior, mundo do trabalho, comunidade e cidadania, entre outros.

1ºs anos:

Objetivo geral:


Introduzir o aluno egresso do nível fundamental de ensino no estudo da sociologia, ao mesmo tempo em que se promove o aprimoramento de sua capacidade interpretativa e argumentativa.

Objetivos específicos:

Propiciar o primeiro contato entre o aluno e os conceitos mais básicos da sociologia.
Desenvolver no aluno a capacidade de identificar tais conceitos nos processos e experiências sociais por ele vivenciados.
Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva do aluno, e seu grau de domínio e operacionalização de conceitos científicos através do exercício linguístico da argumentação, na perspectiva da transição didática do nível fundamental para o nível médio de ensino.

Conteúdo programático:

1º bimestre: introdução à sociologia - origens, importância, objetivos e finalidades; divisão das ciências sociais.
2º bimestre: antropologia - a natureza do homem, ser social; a evolução das formas de organização social.
3º bimestre: cultura e civilização - símbolos, signos, significantes e significados; a civilização ocidental-cristã.
4º bimestre: grupos sociais - comunidade, sociedade, instituições; a grande comunidade internacional.

2ºs anos:

Objetivo geral:

Introduzir o estudante egresso do primeiro ano do nível médio de ensino no estudo da política, ao mesmo tempo em que se promove o aprimoramento de sua capacidade interpretativa e argumentativa.

Objetivos específicos:

Propiciar o primeiro contato entre o aluno e os conceitos mais básicos da Ciência Política.
Desenvolver no aluno a capacidade de identificar tais conceitos a partir dos processos e experiências sócio-políticas por ele vivenciados.
Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva do aluno, e seu grau de domínio e operacionalização de conceitos científicos através do exercício linguístico da argumentação, na perspectiva do incremento de sua autonomia de opção e decisão no exercício da sua cidadania.

Conteúdo programático:

1º bimestre: Revisão dos conceitos do primeiro ano; conceitos básicos da ciência política.
2º bimestre: Ideologia; principais movimentos ideológicos contemporâneos; o Estado e as instituições.
3º bimestre: A organização social: a ética e as leis; estratos sociais; minorias e direitos civis.
4º bimestre: A conjuntura política da atualidade; o Brasil e a grande comunidade mundial.

3ºs anos:

Objetivo geral:

Proporcionar ao estudante pré-universitário um estudo reflexivo sobre os grandes temas sociológicos da atualidade, exercitando sua capacidade interpretativa e argumentativa, colaborando com a preparação pré-vestibular e ao mesmo tempo fornecendo pré-requisitos de cultura geral para o início da vida profissional.

Objetivos específicos:

Desenvolver no aluno a capacidade de identificar e debater questões pertinentes aos grandes temas sociológicos da atualidade, na medida em que percebe sua importância para o presente e futuro dos processos e experiências sociais vivenciados em sua realidade mais próxima, e também junto à grande comunidade internacional.
Exercitar práticas de estudo, documentação e expressão linguística, colaborando assim com a preparação pré-vestibular, com o desenvolvimento das bases de prosseguimento dos estudos em nível superior e também com o enriquecimento da sua cultura pessoal necessária ao início e desenvolvimento de sua trajetória profissional.

Conteúdo programático:

1º bimestre: Breve revisão dos conteúdos do segundo ano; introdução às grandes questões sociológicas da atualidade.
2º bimestre: A nova ordem mundial, as desigualdades, a questão ambiental e os conflitos mundiais.
3º bimestre: A Revolução Digital e o impacto das novas tecnologias nas relações sócio-políticas e econômicas.
4º bimestre: Síntese dos principais conteúdos da sociologia no nível médio de ensino – revisão.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Contrato Pedagógico.


Caros alunos, nossa relação em sala de aula dá-se no sentido da produtividade. Em outras palavras, é uma relação de trabalho – a sala de aula é ambiente de trabalho, e como tal é diferente do páteo, da cantina ou de outros ambientes fora da escola.

Trabalho e produtividade exigem empenho, ordem e disciplina.

Questões comportamentais:

Imaginem o professor apresentando-se às aulas sempre uns dez ou quinze minutos após o sinal, trajando bermuda, chinelos, atendendo o celular, interrompendo explicações para curtir aquela música legal no fone que mantém num dos ouvidos enquanto ministra sua aula confortavelmente, sentado com as pernas esticadas, alegando que quanto mais à vontade ele estiver, melhor será sua aula. A entrega das notas está atrasada em duas semanas, mas o professor alega que ainda não teve tempo suficiente para corrigi-las da forma como ele considera ser a melhor.

Você confiaria neste professor? Confiaria numa instituição que tolerasse tal situação? E reflita: será que este julgamento que você acabou de fazer se aplica somente ao professor?

Assim, creio que dispensa maiores explicações e justificativas as regras do Colégio Anchieta, já bem explicitadas no MANUAL DO ALUNO.

Portanto, vamos enfatizar aqui alguns aspectos das regras as quais todos devemos cumprir:

Bonés, pé na carteira, fone de ouvido, trajes alheios ao uniforme, sentar-se colocando a carteira fora da ordem predeterminada, celular, revistas, guloseimas, games, e qualquer outro objeto ou prática que interfira na sua concentração nas atividades de aula ou atentem contra a ordem e a disciplina em sala de aula estão terminantemente proibidos; em casos de insistência, primeiro, o professor irá solicitar a adesão imediata e perene às regras. Caso o aluno insistir na não adesão, quer seja na mesma ocasião, quer seja numa ocasião posterior, não haverá remédio senão encaminhá-lo à Orientação Educacional que tomará as devidas providências.

Faltas em dias de provas e trabalhos – caso o aluno precise faltar em dias em que forem aplicadas atividades valendo nota, as providências são: primeiro, comunicar o mais rápido possível à Orientação Educacional e segundo, no caso de sociologia que oferece uma única aula semanal, entregar a referida tarefa ao professor na primeira aula subseqüente a sua falta, salvo se o motivo justificado de afastamento for superior a este prazo.

Alegar desconhecimento da tarefa exigida não será justificativa aceita para a prorrogação deste prazo, porque a Orientação Educacional terá a cópia da atividade que disponibilizará ao aluno, bem como o blog http://www.kafenacoca.blogspot.com/ colocará à disposição uma cópia da tarefa exigida. E além disso, via de regra cabe ao aluno faltante informar-se junto aos colegas sobre as atividades ministradas durante sua ausência.

Recomendações:

1 – Caderno:
não haverá visto em caderno, assim, fica a cargo do aluno desenvolver as anotações e apontamentos de aula. O professor recomenda que o aluno cumpra com esta prática, já que os apontamentos de aula são conteúdo de estudo para as provas.

2 – Arquivamento de provas, trabalhos e materiais didáticos diversos: o professor recomenda que o aluno mantenha uma pasta onde organizadamente deve arquivar todas as provas corrigidas, estudos de texto em grupo, textos didáticos fornecidos pelo professor e todo o material escrito pertinente às aulas. No caso de trabalhos em grupo o professor recomenda que o aluno providencie uma Xerox , já que há uma só original corrigida para vários alunos. Qualquer discrepância ou contestação da nota bimestral aplicada só será analisada mediante a apresentação das provas e trabalhos utilizados na avaliação, daí a importância desta pasta de arquivo.

3 – Entrega de trabalhos individuais ou em grupo:

Haverá controle protocolado na entrega dos trabalhos, portanto, os alunos devem zelar pelo correto preenchimento do cabeçalho com a citação da classe, data, nome e número de cada aluno para que não haja reclamações posteriores de colegas “esquecidos”. A responsabilidade da entrega do trabalho cabe ao grupo; assim, considerando o protocolo de controle que será assinado por um representante do grupo, o professor não poderá ser acusado de extravio.

Incluir o nome de colegas ausentes no cabeçalho do trabalho implicará em notificação à Orientação Educacional e penalização do grupo a critério do professor.

Trabalhos idênticos total ou parcialmente, entregues por dois ou mais grupos ou alunos implicará na divisão distributiva da nota obtida. Por exemplo: três grupos entregam o mesmo trabalho o qual o professor aplica nota seis: cada grupo ficará com nota dois.

Enfim, em 2008 tivemos um relacionamento excelente, sem a necessidade de encaminhamentos à Orientação Educacional, nem intervenções da Coordenação Pedagógica. Não tivemos ocorrências desagradáveis e todas as partes – alunos, coordenação, orientação, direção e professor - encerraram o ano letivo de 2008 satisfeitas com o trabalho desenvolvido na disciplina de sociologia.

Encaminhamentos e intervenções são desinteressantes para todas as partes, portanto, se cada um de nós cumprir com o Contrato Pedagógico podemos encerrar 2009 com a mesma satisfação.

Sucesso!

Prof. Douglas Gregorio.