UM BLOG PEDAGÓGICO E CULTURAL A SERVIÇO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS EM GERAL.



sábado, 21 de abril de 2012

20 ANOS - FREDDIE MERCURY TRIBUTE CONCERT FOR AIDS AWARENESS.

No dia de ontem, 20 de abril de 2012, completaram-se vinte anos de um um evento que, ao lado de Woodstock e o Rock in Rio I, consistiu num dos maiores shows de rock da história.
Alguns meses depois do falecimento do vocalista do Queen, Freddie Mercury, os membros remanescentes da banda uniram-se a algumas dezenas de mega-astros do rock e conceberam o estupendo evento, que ocorreu na cidade de Londres, onde viviam.
Para que tenhamos idéia da força que o Queen e Freddie Mercury possuem junto aos fãs de rock e a toda cultura global contemporânea, ainda indefinidas as atrações e astros que estariam presentes no show, ele foi anunciado e a venda de seus ingressos - 72.000 ao todo - esgotaram-se em apenas três horas. A renda foi direcionada a pesquisas de combate à AIDS (doença que vitimou Freddie) através da Fundação Mercury Phoenix Trust.
Para que tenhamos a idéia de o quanto este evento foi inusitado, estiveram presentes estrelas como o Mettalica, Elton John, Liza Minelli (de quem Freddie sempre assumiu-se como fã e inspiradora de seu trabalho), The Who, David Bowie, Seal, Black Sabbath, Eurythmics, Extreme, Def Leppard, Guns'
n'Roses, Elizabeth Taylor, Robert Plant (Led Zeppelin), George Michael, Paul Young e vários outros não menos grandes, e até o U2, que participou via satélite da cidade de Sacramento, na Califórnia.
Vários sucessos do Queen foram interpretados em parceiria com estes grandes astros do Rock, em performances inesquecíveis.
Quem assistir o show perceberá presente a todo momento o vivo espírito de Freddie Mercury, um dos maiores astros do rock de todos os tempos.

O show foi transmitido ao vivo pela TV para 76 países. na abertura do evento, May prometeu a Mercury “a maior festa de despedida da história” e Taylor fixou os objetivos: “Hoje é pra Freddie, pra vocês, é pra dizer a todo mundo que a Aids afeta a todos. É essa a razão dessas fitas vermelhas. E vocês podem chorar tudo o que quiserem”; Deacon foi curto e grosso: “O show tem que continuar!” (site do fã clube do Queen no Brasil).
Assim, mais uma vez firma-se a força e a grandeza do Queen com o a segunda maior banda de rock da história... isto é... com todo respeito ao gigantesco legado da primeira banda (não preciso dizer qual é), e com todo merecimento que possuem, sinto muito mas eu contesto este "segunda".

No youtube pode-se encontrar com facilidade diversas gravações de vários momentos deste show, e para curtir, segue aqui a primeira parte do concerto, com a execução de Tie Your Mother Down com Deacon no baixo, Taylor na batera, May nos vocais iniciais e guitarra junto com Slash (Guns'n'Roses), e Joe Elliot (Def Leppard) nos vocais após May; em seguida temos a execução de I Want It All com os integrantes do Queen e nos vocais Roger Daltrey (The Who) e Tony Iommi (Black Sabbath) no duo de guitarras com May, finalizando com a introdução de Las Palabras de Amor com Zucchero nos vocais. Espero que curtam.
.
.